Jogo Detetive

Jogo Detetive

Esse é um jogo de investigação que se dá no espaço físico real, utilizando intervenções de dispositivos de realidade aumentada e mídias digitais. Há uma narrativa com informações sobre um caso policial, personagens e locais. Os lugares contêm pistas para o caso, que serão informadas pelos "mestres" (as pessoas responsáveis por comandar o jogo e orientar os jogadores) conforme os jogadores acessem cada local. Cada lugar tem também uma ou duas pistas para outros lugares. Essas devem estar escondidas no espaço físico, utilizando qr codes que levem a conteúdos de mídias digitais ou apps de realidade aumentada, indicando caminhos e lugares.

Ao final do jogo, cada jogador ou grupo deve responder as questões relativas à investigação. Cada acerto vale um determinado número de pontos; cada lugar acessado vale, também, um determinado número de pontos (os valores são escolhidos pelos jogadores; recomenda-se que os acertos das respostas sejam mais valiosos que os locais).

Os locais devem ser mudados de acordo com o lugar onde será realizado o jogo. Abaixo, o exemplo do caso que usamos e do espaço da Unirio.

O caso:

Sherlock Holmes e eu (Dr. Watson) ficamos sabendo pelos jornais matutinos que a Polícia Federal estava às voltas com um novo caso. Capitão Nascimento, que estava muito agitado, chegou cedo à Unirio. Ele veio nos dar detalhes do caso e conseguir algum conselho do meu amigo. Vou passar para vocês, agora, a narração dos fatos:
“Um estranho pregador havia chegado ao Rio de Janeiro de navio há alguns dias atrás. Ele trouxe de sua viagem uma grande Bíblia e com uma bonita encadernação marroquina. A deputada Rosinha acabou se encontrando com esse novo pregador e passou a apoiar as idéias dele. A partir daí, era de conhecimento de todos de que a deputada, outrora uma grande benfeitora do Bispo Crivella, tinha desagradado ao Bispo e ao deputado Garotinho (seu marido).
A deputada e o pregador, fãs da peça Hamlet, foram ao teatro ontem à noite para ver a apresentação. A deputada 
foi ao toalete durante o intervalo e, voltando ao camarote, se deparou com o corpo do pregador estirado no chão. A deputada ficou desesperada e começou a gritar.
Imediatamente a Polícia Federal foi chamada. Chegando lá, descobri que o corpo havia sido perfurado por um objeto pontudo e comprido. A Bíblia do pregador não foi encontrada no camarote e a deputada confirmou que estava com ele antes dele ser assassinado.
Ao lado do corpo encontrei um cigarro de uma marca alemã e uma caixinha de aspirinas. O grupo de teatro que apresentava a peça de Hamlet era do conhecido diretor Wolf Maya. Ele já namorou inclusive a filha da deputada, a senhorita Clarissa Garotinho. Pelo que pude apurar a respeito desse relacionamento com a filha da deputada, ele a namorava por puro interesse.”
Ao terminar a narração do caso, Capitão Nascimento declarou que o principal suspeito do caso é o Bispo Crivella, que teria todas as razões para eliminar o Pregador. Holmes ficou estupefato e lhe perguntou sobre as pistas encontradas no camarote. Ele respondeu que as pistas encontradas lá serviam apenas para despistar os rumos corretos da investigação, já que o bispo as colocou com esse objetivo.
Holmes levantou e parabenizou Capitão Nascimento pelas suas incríveis e corretas deduções. Capitão Nascimento ficou muito agradecido e partiu no encalço do Bispo. Holmes, ao fechar a porta, colocou a mão no queixo e disse para mim: “Esse caso me deixou muito curioso e eu vou investigá-lo à parte. Watson, vamos sair, porque o jogo já começou”.



As pistas para o caso:

Xerox CCH: O gerente do banco informou que Wolf Maya possui uma dívida de xerox em aberto e devendo há mais de 60 dias.

Marcinho: O Marcinho declarou que viu, há dois dias atrás, o Pregador e o diretor Wolf Maya conversando.

Containers: Averiguamos que todas as pessoas envolvidas no caso, não possuem qualquer dívida com a Casa de Penhores.

Jamaica: O vendedor informou que o Bispo Crivella é cliente deles e que costuma fumar cigarro alemão.

Corredor secreto café: Obtemos a informação de que o Bispo Crivella fez recentemente duas cópias de uma chave e que disse ser de um armário pessoal.

Sala de palestra estacionamento: O fiscal da alfândega confirmou que o Pregador chegou de navio há cinco dias atrás. No registro de bordo, consta que o navio fez uma parada na ensolarada Riviera francesa.

Corredor Teatro: Um dos cocheiros de plantão na noite do crime, disse que levou um passageiro ao Teatro e que ao descer do cabriolé, deixou cair um objeto, parecido com uma pequena espada. Ele rapidamente abaixou e a pegou, colocando debaixo do sobretudo.

Casinha IBIO: O farmacêutico informou que Wolf Maya tem dores de cabeça constantes. Toda a semana ele compra Aspirinas para combater essas dores.

Casa da bruxa: Confirmamos que o Pregador ficou hospedado no Hotel desde que chegou ao Rio de Janeiro.

Corredor Esther Leão: O gerente comentou, ao ser perguntado por Holmes sobre manuscritos raros, de que o manuscrito original de Hamlet havia sido roubado de uma exposição na Riviera francesa recentemente.

Passarela Música: O diretor do museu declarou que Wolf Maya além de ser diretor de teatro, é também um ótimo especialista em manuscritos originais.

Entrada Macabra IBIO: Um dos jardineiros do parque contou que viu conversando por um longo tempo, o Bispo Crivella e a deputada. Declarou ainda ainda que o Bispo aparentava estar irritado.

Sala do operador 401: Capitão Nascimento informou à Holmes que a vítima possuía uma cor bronzeada, o que não era comum no Rio de Janeiro. Disse também que o Bispo de Crivella já foi encontrado e que o caso seria encerrado brevemente.

6º andar: As informações coletadas dos funcionários indicaram que o Bispo Crivella estava no teatro
na noite do crime.


A solução do caso:
O jogador ganhará 1 ponto por cada um dos locais visitados.

O jogador ganhará 5 pontos ao acertar cada pergunta abaixo e que esteja anotado na sua caderneta:
a) Quem matou o Pregador?
Resposta: Wolf Maya

b) Qual foi o motivo do crime?
Resposta: Wolf Maya tem uma divida com a Xerox e roubou a “Bíblia” valiosa para levantar dinheiro
(provando que visitou a Xerox, o jogador recebe 5 pontos ou 2 pontos se não visitou).

c) Qual foi a arma do crime?
Resposta: Uma pequena espada (provando que visitou o Corredor do Teatro, o jogador recebe 5 pontos ou 2
pontos se não visitou).

d) Qual foi realmente o objeto roubado?
Resposta: Os manuscritos de Hamlet disfarçados numa Bíblia (provando que visitou o Corredor Esther Leão, o jogador recebe 5 pontos ou 2 pontos se não visitou).

Holmes agora apresenta a solução do caso:
“ O pregador era um ladrão e roubou o manuscrito de Hamlet durante sua estadia na Riviera francesa. Foi lá que ele obteve o seu tom bronzeado. Ele disfarçou o manuscrito como se fosse uma Bíblia e convenceu Wolf Maya a autenticá-lo para o duque, que depois o compraria.Wolf Maya, no entanto, estava em uma situação financeira desesperadora. Acabou por planejar matar o pregador com uma espada pequena e roubar o manuscrito.
A espada foi vista pelo cocheiro que levouo ao Teatro. Wolf Maya que não fumava, colocou o
cigarro alemão ao lado do corpo da vítima, para não suspeitarem dele e sim do Bispo. Para sua desgraça, ele deixou cair de seu bolso, sua caixa de aspirinas que tomava para as suas dores de cabeça e que me levou a deduzir que o assassino era sem sombra de dúvida, Wolf Maya”.


Locais e dicas correspondentes:

Marcinho:
Qr code c link p vídeo até a casa do ibio
Qr code Jamaica

casa Ibio:
Wallame casa da bruxa
Qr code foto sala palestra ibio estacionamento

Sala de palestra:
Wallame p xerox cch
Qr code c link p vídeo até a casa do ibio

Xerox cch:
Qr code c link p vídeo até a casa do ibio
Qr code foto sala de palestra ibio estacionamento

Containers:
WhatsApp áudio xerox cch
Wallame quadro sexto andar

Mesa Jamaica:
Whatsapp áudio Marcinho
Qr code vídeo entrada macabra ibio

Entrada macabra ibio:
Qr code foto esther leão

Corredor teatro:
WhatsApp áudio natureza marcinho
Wallame audiovisual 401

Corredor secreto:
Qr code c link vídeo corredor secreto casa da bruxa
Qr code foto busto Esther leão

Casa da bruxa:
Qr code c link vídeo casa da bruxa corredor secreto
Qr code foto busto Esther leão

Sala Esther leão:
Qr code c link vídeo caminho p Jorge
Wallame luz na passarela 4o andar

Passarela 4° andar:
Qr code vídeo corredor teatro circular
Wallame seta 401

401:
Qr code com link foto p passarela

6° andar:
Qr code com link p foto cadê o Amarildo
Qr code com link do vídeo até a entrada do ibio (a partir do cch)

Exemplos de apps de realidade aumentada (wallame) e qr codes:




Esse qr code direciona o jogador para um link de um vídeo no Youtube com instruções de percurso: https://m.youtube.com/watch?v=UVXGqHUKdEM





Exemplo de intervenção na realidade com o app de realidade aumentada WallaMe.

Link: http://walla.me/wall/kSsU4pE97i



Dicas extras caso os jogadores demorem mais de 5 minutos (tempo sugerido) no mesmo local:

-xerox cch
Um prédio HISTORICO pode esconder muitos segredos, principalmente em seus porões. Você não é o único a ir naquele lugar, cuidado para não ser COPIADO.

-sala de palestra estacionamento
Ana Uckerman, Doente, Irrita, Torce e Ovaciona, Rindo Ironicamente Olhando pra gente. O médico disse que a causa é BIOLOGICA.

-casa do ibio
Uma casinha no meio do nada com sabor de animais dissecados e cheiro de Reino Plantae.
casa da bruxa. Um antigo local para ritual dos alunos, fechado suspeitamente há 3 anos. Boatos de bruxaria no local.

-corredor secreto do café
Com saudades de casa, Holmes relembra sua pequena casinha na Rua Baker Street. Logo a ESQUERDA de seu CAFÉ preferido.

-corredor da Esther leão
Holmes ama Caetano, hoje mesmo ouviu suas preferidas: ”As vezes no silencio da noite, fico imaginando nós 2" e “Gosto muito de você Leãozinho”

-passarela de musica
 Holmes ao assistir Hamlet reclamou sobre a falta de música na peça.”as pessoas deviam pensar
em unir o teatro a música. Afinal a música é a 4º arte”

-sala do operador 401
Cansado, Watson decide ver um filme e se pergunta onde será que ele pode achar uma sala feita para tal. O encaminham para a Escola de Teatro.

-corredor macabro depois do palcao
Para atingir seu objetivo Holmes lembra da sua viagem para Amazônia, onde os índios o ensinaram a
primeiro seguir a música , depois o Sol da tarde( vermelho ) e por fim sempre virar a direita que é o lado da
razão.

-Marcinho
Na sexta(5º dia de investigação) os detetives resolvem parar e tomar uma cerveja.jamaica na mesa
Ao passear no parque Holmes decide sentar numa mesa para relaxar, aproveitou um lugar escondido pelas folhas e fumaça de maconha.

-entrada macabra atrás do ibio
Sempre existe algo sujo por TRÁS de um MÉDICO. Cuidado ao investigar pois eles tem mania de fugir pelos
FUNDOS ao serem confrontados.

-Quadro de avisos
Ao chegar no lamac Watson sai em busca de um banheiro. No caminho se depara com cartazes e avisos.

-containers
Ao se deparar com o Capitão Nascimentos, Holmes grita “CONTENha-se”.
O capitão pede desculpa e reclama por não ter entrado pela saída do CLA “Odeio esses lugares de obra cheio de pedra e areia"


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog